Ter o próprio negócio é uma tarefa que envolve sonhos, oportunidades, desafios e muito trabalho. Em 2018, o número de empreendedores no Brasil chegou a 52 milhões, segundo levantamento do Global Entrepreneurship Monitor.
Se você tem uma ideia criativa, recurso para investimento inicial ou somente vontade de empreender, confira 10 dicas para quem deseja iniciar um novo negócio.
- Buscar conhecimentos
Antes de tirar a ideia do papel, é fundamental buscar conhecimentos necessários para lidar com os desafios que virão pela frente. A primeira dica, portanto, é estudar.
Cursos de capacitação, consultorias e conversas com pessoas experientes são formas de aproximar-se de temas gerais como legislação, finanças, empreendedorismo e gestão, e também da área específica na qual pretende atuar.
- Compreender o mercado
Qual é seu mercado e quem são seus possíveis concorrentes? A resposta para essas perguntas virá através de pesquisas para compreender características, especificidades, oportunidades e riscos do segmento.
Esse diagnóstico será útil para entender as necessidades e expectativas dos consumidores, bem como descobrir diferenciais capazes de destacar seu negócio diante da concorrência.
- Planejar
Planejar é preciso, então a partir das informações obtidas, dedique um tempo para estabelecer objetivos, estratégias, metas e tarefas. Defina também prazos de execução e indicadores para acompanhamento.
A construção do plano deve abarcar ainda os recursos que serão mobilizados, projeções de cenários e mecanismos para tomada de decisões.
- Definir produtos e serviços
Para amadurecer a ideia inicial e transformá-la em produtos ou serviços comercializáveis será necessário ter foco.
A definição sobre o que a empresa oferecerá aos clientes deve ter como base o segmento de atuação e as demandas dos consumidores. A partir disso, cada opção deve ser desenvolvida, testada e aprimorada até estar pronta para o mercado.
- Estabelecer público-alvo
Delinear o público-alvo, ou seja, quem vai consumir os produtos e serviços, é uma dica importante para posicionamento do negócio e estabelecimento de estratégias para alcançá-lo.
Por isso, quanto maior a profundidade das informações que conformam o perfil, melhor: faixa etária, gênero, localização, formação educacional, poder aquisitivo, hábitos de consumo e preferências são alguns aspectos a serem considerados.
- Organizar o financeiro
A viabilização financeira do negócio depende da organização adequada das finanças, o que inclui aspectos como projeção do capital inicial, controle financeiro, financiamento disponível, gerenciamento do estoque e fluxo de caixa.
Isso pode ser feito de formas variadas, portanto, avalie com cuidado soluções como terceirizar a gestão financeira, contratar profissionais e adotar softwares para execução das atividades.
- Encarar a burocracia
Enfrentar a burocracia é imprescindível para formalização do negócio, o que significa estar atento aos procedimentos de abertura da empresa, regularização, registro, enquadramento tributário e documentação. - Ter a tecnologia como aliada
Em todas as etapas, a tecnologia pode ser grande aliada, seja através da automatização de processos, adoção de softwares e ferramentas online ou até assumindo papel central na construção do modelo de negócio. - Investir em comunicação
Para conectar seus produtos aos consumidores, invista em estratégias de comunicação e marketing, especialmente no meio digital. Recursos como blogs, redes sociais e e-mail marketing são boas opções, sempre levando em conta a necessidade de produzir conteúdo relevante para o público. - Ter paciência
Por fim, são necessárias doses de paciência e perseverança para colher os frutos do esforço investido e enfrentar os obstáculos que surgirão no caminho.
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