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O que as empresas podem fazer para ajudar a prevenir o Covid-19?

É fundamental que as empresas orientem os funcionários quanto às formas de transmissão e precaução contra o coronavírus.

Empresas ao redor do mundo estão tomando medidas para evitarem que o coronavírus se espalhe, entre as ações adotadas, estão: cancelamento de eventos e viagens, desburocratização do trabalho feito de casa e elaboração de campanhas explicando sobre o vírus.

De acordo com Leonardo Weissmann, médico infectologista e consultor da Sociedade Brasileira de Infectologia, orientar os funcionários quanto às formas de transmissão e precaução contra o coronavírus é um dos primeiros passos para as empresas colaborarem com a diminuição da transmissão.

O Centro de Controle e Prevenção de Doenças (CDC), agência do Departamento de Saúde e Serviços Humanos dos Estados Unidos, criou um grande manual para orientar as empresas a ajudarem no combate ao vírus.

Neste guia, a CDC aponta sugestões e procedimentos para as empresas adotarem com seus funcionários. A primeira delas é para que elas recomendem aos empregados que tiverem algum tipo de sintoma a ficarem em casa e só retornarem ao trabalho 24 horas depois do desaparecimento desses sintomas.

Trabalho de casa

A CDC sugere que as empresas devem ser flexíveis com os funcionários, evitando burocratizar a permanência deles em casa, em caso de sintoma. Uma das medidas que pode ser adotada é flexibilizar a necessidade de apresentar o atestado médico de funcionários que tiverem algum sintoma de doença respiratória.

Outra medida que o empregador deve adotar, segundo o manual, é permitir que o empregado fique em casa se cuidando ou cuidando de algum familiar.

Caso alguém apresente sintoma durante o expediente, como tosse, espirro ou nariz escorrendo, deve ser separado das outras pessoas e ser mandado para casa imediatamente.

O CDC afirma que é importante que funcionários com parentes doentes devem informar seus supervisores para que eles possam tomar medidas de prevenção. Se um funcionário for confirmado com COVID-19, os outros trabalhadores devem ficar sabendo do caso para estarem atentos a eventuais sintomas, mas a confidencialidade da pessoa infectada deve ser mantida.

Campanha de prevenção

O CDC afirma que é importante que as empresas façam uma campanha de conscientização para os funcionários e adotem algumas medidas para evitar a transmissão. A agência sugere:

  • Orientar os funcionários a ficarem em casa quando doentes
  • Ensinar o procedimento de tosse e espirro: cobrindo a boca com a parte interna do cotovelo.
  • Orientar a equipe a sempre higienizar as mãos com álcool 60-95% ou água e sabão por pelo menos 20 segundos.
  • Colocar informativos, em locais visíveis e na intranet, com orientações
  • Disponibilizar lenços descartáveis e álcool gel para os funcionários

Limpeza constante

O CDC também orienta as rotinas de limpeza, recomenda que as superfícies tocadas, (como maçanetas, estações de trabalho, controles remotos, teclados, mouse) sejam limpas com mais frequência e indica, também, que as empresas disponibilizem lenços para limpeza próximos a essas superfícies.

Vamos juntos passar por mais esse desafio! #tmj

Fonte: G1

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