A maior produtora on-line do brasil!

100 anos do Rádio no Brasil

O rádio segue se reinventando ao longo do tempo, assim como sua história.
100 anos atrás, poucos acreditariam na quantidade de transformações pelas quais esse veículo de comunicação iria passar para continuar mantendo sua relevância em nossa sociedade. O rádio continua se reinventando e se modernizando ao longo da história, e hoje, o maior exemplo de que ele está mais vivo do que nunca é a sua presença em diversas plataformas de streaming de áudio, com os podcasts marcando essa etapa de sua evolução. Mas o começo dessa trajetória foi bem lá atrás, e ainda existem lacunas historiográficas que dividem opiniões sobre o pioneirismo dessa descoberta.

A Origem do Rádio


Oficialmente, o rádio foi criado algumas décadas antes de ter sua estreia aqui no Brasil, após a descoberta das variações de correntes pelo ar, como as ondas eletromagnéticas. O responsável por esse feito foi o físico alemão Heinrich Hertz, mas ainda existem controvérsias sobre quem de fato é o “pai do rádio”. Afinal, na mesma época em que foi inventado o sistema de telégrafos sem fios pelo italiano Guglielmo Marconi, o cientista sérvio-croata Nikola Tesla fazia experimentos similares, ambos por volta do ano de 1899. Coincidentemente, o mesmo ano em que o brasileiro Roberto Landell de Moura fazia sua demonstração pública de transmissão de rádio, em São Paulo em 16 de julho. Esse evento ocorreu 23 anos antes da primeira transmissão oficial de rádio aqui no Brasil, em 7 de setembro de 1922.

A estreia oficial do rádio aqui no Brasil, foi marcada pelo discurso do presidente Epitácio Pessoa, que ocorreu durante a exposição internacional em comemoração ao centenário da Independência, em 7 de setembro de 1922.

O rádio no Brasil

Nessa época, a capital do país ainda era o Rio de Janeiro, e haviam apenas 80 receptores espalhados pela cidade, então poucos puderam ouvir a transmissão. Foi depois da fundação da primeira emissora Brasileira, a Rádio Sociedade do Rio de Janeiro, que o rádio ganhou mais notoriedade e se expandiu por aqui. Com isso começaram a transmitir shows de artistas como Carmen Miranda, Noel Rosa, entre outros. Essa primeira fase da história desse veículo de comunicação é conhecida até hoje como “Era de Ouro do Rádio” e durou mais ou menos de 1930 à 1950. Depois disso vieram as radionovelas e a época da Bossa Nova entre 1950 e 1960, e em 1980 foi a vez do Rock and Roll.

Com a chegada da era digital e a propagação da internet, o rádio, assim como outros veículos de comunicação, também começou a perder ouvintes. Esse cenário só começa a mudar no finalzinho dos anos 2000, com a chegada dos podcasts, e agora o rádio se faz presente também em plataformas como Deezer, Spotfy, Amazon Music, entre outras.

Conta pra gente, há quanto tempo o rádio faz parte da sua vida? Você é só ouvinte ou também é locutor?

Se você gostou desse artigo, compartilhe com seus amigos e colegas. Isso ajudará outras pessoas a conhecerem esse assunto e ter um melhor entendimento sobre ele. Você também pode seguir nosso instagram @offsbrasil nossa página do Facebook e se inscrever em nosso canal do Youtube.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.