Empreendedorismo: uma ótima oportunidade para driblar a crise nos dias atuais

Empreender, hoje, tornou-se mais que uma opção, e sim uma necessidade para que uma empresa ou profissional autônomo se destaque no mercado, aumentando sua competitividade e, consequentemente, seu número de clientes e de vendas.

Diríamos, ainda, que empreender vai além disso, uma vez que se apresenta como uma excelente opção para quem busca driblar os momentos de crise, preservando o seu poder econômico.

Inclusive, diversos estudos sugerem que o empreendedorismo se destaca como uma ótima estratégia de negócio em tempos de crise. A seguir, conheça alguns deles.

Empreendedorismo em tempos de crise


De acordo com um estudo realizado por pesquisadores das Faculdades Integradas Urubupungá, Maiara do Carmo e Renata de Sampaio, cujo título se chama “Empreendedorismo: uma ótima oportunidade para driblar a crise nos dias atuais”, o empreendedorismo se coloca atualmente como uma estratégia fundamental para quem busca não apenas sobreviver à crise, mas se destacar no mercado.

As estudiosas apontaram, no entanto, que para empreender é preciso mais do que apenas uma ideia criativa e inovadora. É essencial, segundo elas, ser persistente, comunicativo, líder e deter uma excelente capacidade de gestão, que seja capaz de garantir que o negócio alcance o sucesso que se almeja.

Uma empresa ou pessoa que não empreende, tende, sem dúvida alguma, a se estagnar e, com isso, pode ser afetada pela crise, tendo suas vendas reduzidas e, consequentemente, a receita.

Inovação e criatividade em tempos de crise


Não são somente as pesquisadoras destacadas anteriormente que observam o empreendedorismo como uma estratégia fundamental para driblar a crise, mas também organizações como o Serviço Brasileiro de Apoio às Micros e Pequenas Empresas (Sebrae).

De acordo com o Sebrae, o empreendedorismo garante inovações que geram para uma empresa ou profissional autônomo valor novo, que pode transformar positivamente os negócios.

Ainda segundo o órgão, quase 100% das inovações são pequenas ou incrementais, o que significa dizer que não é algo gigantesco, como criar um avião ou um computador. Hoje, muitas vezes, o empreendedorismo se coloca como algo simples, mas que é capaz de vencer a crise.

Tomemos como exemplo o Uber, solução tecnológica que funciona de maneira similar a uma praça de táxi, com a gritante diferença de que ela não dispõe de carro nem de motorista, mas permite que pessoas do mundo todo se cadastrem em seu aplicativo. É a empresa que fica com a maior parte do lucro, ainda que não conte com trabalhadores formais nem uma frota de veículo

É algo simples, básico, mas que mudou radicalmente a forma de mobilização das pessoas. A mobilização de pessoas cresceu significativamente após a chegada do Uber.

Em conclusão, o empreendedorismo se apresenta como uma solução fundamental para quem busca passar pela crise sem ser tão afetado. No entanto, para isso, como vimos, é preciso de criatividade, coragem e, claro, planejamento, para que tudo ocorra de maneira organizada e eficiente.

Você gosta do tema empreendedorismo? Em caso de resposta positiva, não deixe de acompanhar as publicações em nosso blog. Nele estamos sempre publicando posts que podem torná-lo mais criativo e inovador.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Pular para a barra de ferramentas