Podcast: O que é e para que serve

Você sabe o que é um Podcast?

O mundo digital é um universo em constante expansão. É preciso estar o tempo todo atento às novidades que aparecem diariamente para manter nosso conteúdo sempre atualizado. E o Podcast, tema central deste artigo, faz parte dessa evolução digital. Por isso resolvemos trazer essas informações para nossos leitores renovarem suas ideias e direcioná-las para onde público está indo! Você já parou para observar o quanto as pessoas não tem mais tanto tempo disponível para ler blogs, assistir vídeos ou até mesmo televisão? Não é apenas você que se sente assim, muitas pessoas estão aderindo aos conteúdos distribuídos em formato de áudio
pela praticidade de poder ouvir enquanto faz alguma outra coisa.
Para compreender com clareza o que consiste um podcast explicaremos de forma simples: O podcast é um conteúdo em formato de áudio que tem muita semelhança com o rádio, no entanto, seu ponto diferencial é ficar acessível nas plataformas disponíveis para o público escolher o conteúdo que quiser ouvir, na hora que preferir. Sua principal proposta é levar conhecimento, informação e entretenimento em formato de áudio!

De que forma o Podcast pode ser uma ferramenta de comunicação para você?

Uma das principais funções desta ferramenta e provavelmente a mais importante é a comunicação. Através dela você compartilha o conteúdo de forma simples e objetiva. Você escolhe um tema, cria um roteiro, divide este conteúdo em episódios e disponibiliza sua temática nas plataformas de áudio para todos os interessados no assunto.

Por este motivo, esta também é uma excelente forma de fazer marketing, visto que o público, empoderado pela internet e pela tecnologia, está cada vez mais exigente com aquilo que consome. Além disso, os espectadores e ouvintes estão sempre disponíveis para novos formatos de mídia se mantendo aberto para receber aquilo que mais agrega valor a suas necessidades diárias.

De que forma seu cliente consome conteúdo em formato podcast?

Pra início de conversa, seu cliente quer conhecimento. E levando em consideração que as pessoas hoje com suas rotinas intensas entre trabalho, casa, família, trânsito e etc, não tem tempo de parar e assistir conteúdos em vídeo ou fazer leitura de blogs, o podcast torna-se o formato perfeito, pois pode ser ouvidos a qualquer hora do dia de qualquer lugar.

Outra vantagem muito importante e que precisa ser levada a sério é que o formato do conteúdo disponibilizado em áudio favorece a divulgação de notícias relacionadas a qualquer mercado ou tema. Seu cliente precisa de informação no tempo que ele tem disponível para ouvir, e você, através das plataformas de áudio tem a divulgação do seu conteúdo 24 horas por dia a distância de um clique.

Não tem como voltar atrás. A busca por podcasts cresce exponencialmente no mundo digital, então nosso conselho para você é: Aproveite as oportunidades, estamos aqui para ajudar você.

Como podemos encontrar e ouvir um podcast no assunto que estamos procurando?

Para responder a esta pergunta preparamos uma lista para você:

  1. Você pode ouvir online no site que estiver oferecendo o podcast que está procurando; o único ponto negativo desta opção é que não é possível ouvir off-line;
  2. Você pode pesquisar pelo conteúdo na sua plataforma de áudio favorita;
  3. Através de aplicativos agregadores; (neste caso você é notificado sempre que o podcast que acompanha lança um novo episódio) Exemplos de aplicativos: Pocket Casts; WeCast; PodCast &Radio Addict além de outros aplicativos que o próprio smartphone disponibiliza.
    É só escolher o formato que mais se adequa a você e dar o play.

Por que o podcast é tão atrativo para os ouvintes?

Para esta pergunta selecionamos os principais motivos que fazem com que o conteúdo em podcast cresça de forma tão grande nas plataformas de áudio:

  1. Você pode ouvir de qualquer lugar;
  2. São de graça;
  3. Ajuda você a economizar tempo;
  4. São práticos e divertidos;

De que forma você pode criar seu podcast?

Preparamos um passo a passo simples e objetivo para mostrar o que você precisa ter e no que precisa investir para começar a criar seu podcast a partir de agora:

  1. Planejamento

    Esta etapa é fundamental. É aqui que você estabelece os objetivos que deseja alcançar. Antes de começar a gravar recolha algumas informações importantes como:
  • Tema central;
  • Análise da concorrência;
  • Conteúdo diferenciado;
  • Quem serão os possíveis convidados;
  • Estratégia de postagem (intervalo entre episódios);
  • Ser frequente e constante gerando engajamento do público;
  • Qual será sua chamada para ação (CTA);
  • A criação de uma landing page (página de direcionamento para seu público);
  • Criação de um roteiro para cada episódio a ser gravado;
  • Muito estudo e treinamento para se aperfeiçoar cada vez mais no seu produto.

2. Gravação

A etapa de gravação sempre é o momento mais esperado, afinal, é na gravação que a mágica acontece. Por isso é de fundamental importância que o local da gravação seja fora de alcance de ruídos que possam interferir de maneira negativa no ato da gravação. Sempre que for preciso, grave novamente. Estamos criando um conteúdo em áudio, ou seja, áudio de qualidade é essencial. Por isso esteja sempre atento ao isolamento acústico. Quanto melhor a gravação, melhor é seu produto final.

3. Edição

Uma boa edição fará toda a diferença para seu conteúdo, pensando nisso preparamos uma equipe de profissionais para realizar toda edição necessária do seu podcast de maneira profissional. Descubra como é simples solicitar  AQUI

4. Publicação

Planejou seu conteúdo, gravou, editou e agora chegou a hora de divulgar para o mundo. Você pode fazer isso de diversas formas: Publicar tanto no site do seu negócio como nas principais plataformas de áudio como o SoundCloud ou o Spotify. Faça sempre o que for mais interessante para seu negócio.

5. Divulgação

No final de tudo é preciso divulgar seu material para que ele alcance o maior número possível de pessoas. Você também pode fazer isso na página do seu negócio, nas redes sociais e até enviar por e-mail. Mais uma vez sempre siga a linha de planejamento feita lá no início do seu projeto.

Uma dica final: antes de entrar no universo do podcast, faça uma pesquisa de campo. Assista vários conteúdos similares, veja o que está rolando neste mercado, observe o tipo de conteúdo e como ele é explorado. Faça anotações, observe tudo o que é bom, e também aquilo que não dá muito certo. Assista podcasts renomados, mas também acompanhe aqueles que estão começando. Quanto mais informações recolher mais consistente seu planejamento será e consequentemente melhor seu produto final ficará.


Mãos à obra!

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