A maior produtora on-line do brasil!

Saiba mais sobre o PIX o novo método de pagamento do Banco Central do Brasil

A mais nova ferramenta para a realização de transferências e pagamentos instantâneos e que funciona todos os dias do ano 24 horas por dia, já foi anunciada pelo banco central e o seu lançamento está previsto ainda para 2020. 

Conheça agora um pouco mais sobre o Pix, a nova maneira de fazer pagamentos que promete realizar transações em até 10 segundos.

A nova aposta do Banco Central do Brasil tem busca baratear o custo das operações de pagamentos e transferências. Atualmente, as transações e pagamentos entre contas bancárias das mais diversas instituições, são realizadas por meio de TEDs e DOCs, boletos, operações feitas fisicamente com cartões ou com dinheiro vivo. Outra característica da forma atual de fazer essas operações é que elas podem levar dias e custam um pouco caro, em alguns casos podem chegar a até R$ 20,00 por TED.

Dentro dessa realidade, o Pix surge como uma alternativa rápida e barata de realizar estas mesmas operações, e ainda com a vantagem de poder ser utilizado de maneira totalmente gratuita para pessoas físicas, enquanto as instituições que oferecerem o Pix terão o custo mínimo de R$ 0,01 a cada 10 transações. 

Essa nova ferramenta começará a funcionar oficialmente a partir do dia 3 de novembro e todos os bancos e fintechs com mais de 500 mil contas ativas precisarão se adequar até esta data, pois o funcionamento pleno do Pix começará a partir do dia 16 de novembro. 

Pix, a proposta:

Além das facilidade já mencionadas para a transferência de valores entre pessoas, pagamento de contas e até mesmo recolhimento de impostos e taxas de serviços, será possível também efetuar pagamentos a estabelecimentos usando apenas o Pix.
A grande diferença dessa nova ferramenta é a sua rapidez e disponibilidade. O Pix funcionará 24 horas por dia, 7 dias por semana, e em todos os dias do ano. Além disso, qualquer transação acontecerá em tempo real, sem a intermediação de nenhum terceiro, assim como acontece nas transferências entre contas de um mesmo banco, que são instantâneas, podem ser feitas a qualquer momento e são gratuitas. 

Segundo o BC, essas transações poderão ser feitas:

  • Entre pessoas;
  • Entre pessoas e estabelecimentos comerciais;
  • Entre estabelecimentos;
  • Para entes governamentais, no caso de impostos e taxas

Como usar o Pix:

Para usar o Pix, tanto o pagador quanto o recebedor precisarão ter uma conta em banco ou instituição de pagamento, mas esta não precisa ser obrigatoriamente uma conta corrente.
O Banco Central regulamentou que as transações poderão ser feitas de diferentes formas:

  • Informando os dados bancários do recebedor do pagamento, assim como quando fazemos uma TED ou DOC;
  • Informando uma chave Pix, que poderá ser adicionada a uma conta que o usuário já possui. (essa chave pode ser o número de celular, e-mail, CPF ou CNPJ – será necessário informar somente um destes);
  • Através da leitura da leitura de um Código Qr, quer seja estático ou dinâmico.

    Como utilizar as chaves Pix:

    As chaves Pix funcionarão como “apelidos” que serão utilizados para identificar a sua conta, eles irão representar o endereço da sua conta no Pix. Poderão ser adicionados quatro tipos de chave Pix a uma conta: CPF ou CNPJ, e-mail, número de telefone celular ou a chamada chave aleatória.
    Nesse caso, a chave Pix substituirá a necessidade de informar, por exemplo, o banco, o CPF, o nome ou número da agência e da conta.
    Pessoas físicas poderão registrar até cinco chaves Pix por conta da qual seja titular, e pessoas jurídicas até 20 chaves por conta. Não existe um limite total de chaves que cada pessoa pode cadastrar.
    Não será possível, entretanto, adicionar uma mesma chave em mais de uma conta. Por exemplo: se você adicionar seu CPF como chave do Pix em uma conta, não poderá adicioná-lo também em outra; será necessário fazer a portabilidade de chaves para mudar o vínculo para outra instituição.

    Transações com Pix via QR Code

    Neste caso, o usuário ou estabelecimento que receberá o valor apresentará um QR Code que poderá ser lido por qualquer tipo de smartphone.

    Cada tipo de QR Code terá um uso diferente:

  • O QR Code estático poderá ser usado em múltiplas transações e permitirá que seja definido um valor para um produto, ou a definição de um valor pelo pagador.

O QR Code dinâmico é mais adequado para o pagamento de compras, pois poderá apresentar informações diferentes a cada transação e permitindo que sejam incluídas informações adicionais sobre a transação.

Vale dizer que, os detalhes de como cada cliente poderá gerar esses QR Codes ainda não foram definidos e dependem do prazo de implementação.

E ai gostou da novidade? Já cadastrou as suas chaves para usar o PIX? Estamos ansiosos para usar esse novo método de pagamento.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.