Um instagram de sucesso! Dicas para iniciantes.

Se você chegou a este post, provavelmente tem percebido como o Instagram é uma ótima ferramenta para fazer negócios. Ao pensar em novas maneiras de comercializar diversos produtos, as redes sociais têm um papel importante nessa mudança.

É por isso que cada vez mais pessoas procuram divulgar suas marcas e produtos nesses canais.

Por ser uma rede dinâmica e visual, o Instagram permite uma interação em tempo real com os usuários, que conseguem visualizar os seus produtos assim que você postar uma imagem.

Então, que tal começar hoje mesmo a acrescentar essa forma de vendas aos seus negócios? Aprenda, a seguir, como ter um Instagram de sucesso!

Passo a passo para vender no Instagram:

1. Instale o aplicativo: se você ainda não tem uma conta no Instagram, baixe o aplicativo e cadastre-se nesta rede.

2. Transforme seu perfil pessoal em perfil comercial: ative ou crie um perfil especificamente para negócios.

3. Publique conteúdo relevante: escolha entre os formatos de conteúdos que podem ser publicados no Instagram e faça posts relevantes para sua audiência.

4. Identifique a frequência ideal de postagens no Instagram: tente identificar quais são os momentos que seu público mais interage com seu perfil e post conteúdos nesses horários.

5. Tente engajar mais usuários no Instagram: divulgue seu perfil em outras redes sociais e faça com que as pessoas conheçam seu Instagram.

Como vender no Instagram

Vamos te guiar em algumas etapas fundamentais. Você perceberá como o processo é mais simples do que você imagina.

Passo a passo para vender no Instagram:

1. Instale o aplicativo do Instagram

Você precisa criar uma conta no Instagram antes de começar a vendas!

Se você já tem um perfil, ótimo. Senão, vamos te ajudar!

Siga estes passos para criar o seu perfil:

  1. Baixe o aplicativo do InstagramVocê pode fazer isso em seu celular/tablet ou conectar-se pelo computador.
  2. Cadastre-se na rede! Crie uma conta com  seu endereço de e-mail ou entre com o Facebook. Se você já tem uma página de seus produtos no Facebook, é interessante cadastrar-se com essa conta para que suas redes sociais fiquem interligadas. Isso também cria uma identidade visual única para sua marca, o que faz com que o usuário tenha uma boa experiência e consiga te identificar com mais facilidade.
  3. Preencha seu novo perfil! Faça uma descrição curta, mas que consiga destacar os pontos mais importantes da sua marca. Aproveite a bio (área no topo, próxima à foto do perfil, em que você descreve do que se trata o seu Instagram) para deixar o link do seu site. Este é o único lugar para colocar uma URL de link externo.
    Exemplo de bio de vendas no Instagram com link externo.

    Exemplo de bio com link externo para a loja.

     

  4. Coloque uma foto no perfil! Escolha uma imagem que seja de fácil identificação e que resume o que sua marca é. Tenha sempre em mente que essa rede social é visual. Então, invista seu tempo quando for escolher a foto do perfil, pois ela será o primeiro contato do usuário com o seu Instagram.
  5. Deixe seu Instagram público! Ao optar por um perfil público, todos os usuários desta rede social terão fácil acesso a sua conta. Sua marca terá visitas de diversas pessoas, mesmo algumas que você ainda não conhece.
  6. Comece a postar! Agora, seu perfil no Instagram já está pronto para ser usado. Invista seu tempo para cuidar dessa nova rede social.

2. Transforme seu perfil pessoal em perfil comercial

Qualquer empresa pode obter um perfil comercial no Instagram. Essa opção é super indicada para receber insights sobre a performance de seus posts nessa rede.

Para ativar seu perfil para negócios, você deverá ir até as configurações de perfil em sua conta no Instagram e habilitar a opção “alternar para o perfil comercial”.

perfil comercial no instagram - print indicando onde se altera para perfil comercial no instagram

Para concluir a transição, você precisará integrar seu perfil do Instagram a uma fanpage no Facebook. Se você ainda não tem uma página no Facebook, crie a sua.

3. Publique conteúdo relevante

A conta do Instagram foi criada e você já pode começar a publicar conteúdo ali.

Mas você deve estar pensando: “E agora? O que eu devo postar no meu novo perfil?”

Meme: "E agora? O que eu faço?"

Então, é hora de pensar sobre os formatos de conteúdo que são utilizados nessa rede social.

Lembre-se de que o Instagram é visual e que os usuários seguem as marcas para olhar os produtos.

As principais formas de publicação no Instagram são fotos e vídeos, mas é importante também pensar nos textos e conteúdos relevantes que enriquecem o seu perfil.

Fotos

As fotos são o principal formato de publicação do Instagram. Isso porque, inicialmente, essa rede social foi criada para compartilhar imagens.

Por isso, ao anunciar produtos no Instagram, você precisa publicar fotos bem feitas, com ótimos enquadramento e resolução.

É importante evitar imagens muito pesadas para não ter problemas de carregamento. O próprio Instagram já diminui a qualidade das fotos a serem publicadas caso elas não se enquadrem no permitido pelo aplicativo. Por outro lado, escolher fotos com baixa resolução fará com que suas imagens não fiquem nítidas. Por isso, escolha com cautela as imagens que você publicará.

Vídeos

Outro recurso visual muito utilizado nos perfis do Instagram são os vídeos. Eles são ótimos formatos para educar mais os usuários a respeito do que você vende. Isso porque é possível falar e explicar de forma mais clara e próxima do seu público.

Com uma duração de até 60 segundos, eles também podem ser uma ferramenta divertida para mostrar melhor o seu produto e o funcionamento dele.

Você pode publicá-los no próprio feed de notícias do Instagram, da mesma maneira que colocaria as fotos.

Uma outra maneira interessante de explorar esse recurso é fazer vídeos de até 15 segundos no Stories, uma opção de publicação com duração de 24 horas que aparece no topo do aplicativo.

Há também a opção de criar um Boomerang, que permite a repetição curta de certos movimentos. Essa opção faz com que movimentos cotidianos fiquem interessantes, engraçados e diferentes!

Textos

Você já tem fotos e vídeos ótimos. Agora, é importante pensar em como descrever todo esse conteúdo.

Saber apresentar com clareza e objetividade os seus produtos é essencial para ter um perfil atrativo. Nunca publique nessa rede sem uma legenda e lembre-se de que ela precisa ser curta.

Este é o momento ideal para você explorar sua criatividade!

Crie legendas inovadoras e utilize sempre as #hashtags. Elas marcam a imagem e direcionam os usuários ao nicho correto do seu produto. Porém, evite usá-las em excesso para que a descrição não fique poluída.

Conteúdo relevante

Já sabemos que apresentar o que você venderá no Instagram é essencial, mas você sabia que é importante educar cada vez mais os usuários?

Preocupe-se em publicar outros conteúdos além dos seus produtos ou marca. Isso cria uma boa experiência para os seus seguidores que terão acesso a publicações interessantes e diferentes.

Entenda bem as necessidades das pessoas que acompanham seu Instagram.

4. Identifique a frequência ideal de postagens no Instagram

Essa é uma rede social interativa e que não precisa que o usuário gaste muito tempo lendo as legendas dos posts. Por isso, é possível postar sempre que você tiver algum conteúdo bom.

Não existe uma quantidade de postagens ideal, tudo depende de quanto material você já tem preparado.

Porém, você pode pensar em algumas boas práticas para atrair mais pessoas para o seu perfil.

  • Evite publicar mais de dois conteúdos no mesmo dia para não sobrecarregar seu perfil. Se você postar tudo de uma vez só, ficará sem ter o que publicar depois.
  • Lembre-se de postar também nos finais de semana. É importante atualizar suas postagens sempre que possível.
  • Pense na rotina dos usuários que você quer ter para escolher o melhor horário de postar.

Conectar o seu Facebook ao Instagram ajuda a aumentar o número de seguidores na sua nova rede. Há uma opção para que você siga pessoas que já estão no seu Facebook. Ao fazer isso, esses perfis que você seguir terão acesso a sua conta e poderão te seguir de volta.

O principal nesse momento é saber comunicar-se com excelência com as pessoas que têm interesse no que você vende no Instagram Por isso, responda os comentários e directs enviados de forma mais rápida e personalizada. Isso mostrará que você se importa com quem te segue ali.

Além disso, você precisa divulgar o seu Instagram para que as pessoas o conheçam. Use suas outras redes sociais para espalhar a novidade de que agora a sua marca tem um perfil no Instagram.

Divulgue em todas as suas outras redes sociais: Facebook, Twitter, Snapchat, Tumblr… Você pode até mesmo enviar e-mails para seus clientes informando sobre essa novidade!

 

Você é locutor? Gostou das dicas? comenta ai em baixo caso tenha alguma dúvida que nós da OFFS BRASIL responderemos com todo prazer. Até a próxima!

 

Fonte: hotmart

 

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